Retina_Logo 1_Logo 1 cópia 3

O que
fazemos?

Transformamos a Cultura para uma Educação Inovadora!

Cultura Inovativa

Um dos aspectos da nossa missão é promover a experiência de uma cultura de educação inovadora de ensino e aprendizagem. Isso significa desenvolver hábitos para a promoção da criatividade, para a geração de ideias e para a disseminação de conhecimento, com o objetivo de desenvolver novas metodologias, serviços, produtos e fomentar negócios.

WhatsApp Image 2022-12-26 at 09.51.56

Capacitação de professores

A implementação de uma cultura de inovação começa com a formação de profissionais disseminadores de conhecimento. Por isso, temos o foco na formação dos docentes. Isso porque, quanto maior o número de professores formados, maior será a quantidade de alunos impactados.

Sala 25 -6

Trasformação Física

Para a completude do nosso objetivo, a transformação do ambiente é um ponto muito significativo, pois com ambientes criativos e disruptivos podemos ofertar formações inovadoras, com o apoio da tecnologia, além de conectar pessoas a oportunidades.


Depoimento de um aluno impactado pelo Retina.

Confira o que o Josivan, aluno da Escola Técnica de Ceilândia fala sobre a experiência da utilização do espaço após nossa intervenção. Na ETC nós implementamos um Ambiente Formativo, Ambiente Maker e um Estúdio de Gravação profissional.

TRANSFORMAÇÃO

O ambiente físico do Retina privilegiará um espaço de ensino-aprendizagem em novas tecnologias e linguagens de audiovisual, propiciando um clima de concentração, imersão, reflexão e ludicidade. O espaço combinará diferentes ambientes nos quais se podem desenvolver tanto atividades acadêmicas, quanto o desenvolvimento e a produção técnica e tecnológica. Além disso, o ambiente funcionará como um centro de tecnologia e inovação, permitindo o encontro de discentes de diferentes escolas do Distrito Federal, profissionais da área, aficcionados e comunidade em geral, promovendo integração e troca de experiências.

Espaço Maker

Espaço equipado com computadores, impressoras, impressora 3D, estação de solda, fresadora CNC, cortadora a laser, ferramentas básicas e kits de Internet das Coisas (IoT) para a execução dos produtos e experiências.

Laboratório formativo

Sala de aula não convencional, com mesas compartilhadas para estimular o trabalho em grupo, e equipadas com tecnologia de realidade virtual direcionada ao aprendizado.

Ambiente Profissional

Estúdio de produção equipado para os investigadores participarem de atividades profissionais.

Leve o Retina para sua Escola

Uma Cultura de Inovação no contexto escolar tem a ver com gerar novas vivências e possibilidades de aprendizado para os seres humanos que fazem parte da comunidade, tendo sempre o aluno como ponto focal. Trabalhamos o desenvolvimento de competências ligadas a tecnologia, à resolução criativa de problemas e à realização de projetos, estimulando o protagonismo e a criação do aluno.

Essa Cultura pode envolver os âmbitos organizacional, curricular, metodológico e físico. Para que seja cultura, o ideal é que todos eles sejam impactados e que todos os atores do ecossistema, como diretores, coordenadores, professores, alunos e outros estejam no mesmo objetivo.